terça-feira, 28 de junho de 2011

A diferença entre um cara que programa e um programador


O ato de escrever códigos faz com que você seja um cara que programa, mas não necessariamente um programador.
Ok, confesso que “inventei” agora essa diferença entre esses termos. Digamos que ambos cumprem o papel e resolvem o problema. E a diferença está na forma de pensar deles.
Existem diversas maneiras de se chegar a um mesmo resultado. Algumas mais claras, diretas, outras mais bonitas, elegantes, às vezes nebulosas, cheias de voltas e emaranhados, boas ou ruins. Apesar do peso de subjetividade que esses termos carregam.
Acredito que um bom código é aquele que, chega onde deve chegar, sendo este legível aos envolvidos, e aqueles que não sabem do que se trata.
  • Bom em performance;
  • Sem rotinas confusas ou desnecessárias(as famosas gorduras);
  • Bem indentado e organizado.
Apenas isso. Simples e objetivo. Toda a comunidade, conhece ou deveria conhecer os conceitos que citei. (Keep It Simple, Faça o Simples que Funcione, Você não vai precisar disso, Don’t Repeat Yourself…)
Não pretendo extender o assunto sobre cada um deles. O meu ponto é: “Um CQP [Cara Que Programa], não leva ou nem sempre leva em consideração estas ‘máximas’.” Já um VP [Verdadeiro Programador], possui esses conceitos incorporados a ele. Na forma de pensar, na maneira de codificar. Para um Programador, é natural, para o CQP, ainda não é.
Todos sofremos pressão, temos prazos apertados, e situações difíceis pra lidar… Este é o nosso mundo. A agência ou a empresa, pode lhe dizer que é tranquilo, que são pacientes, que os prazos são legais, e tudo mais.. Porém, faz parte da arte de programar nos deparamos com algo urgente e impossível, para ontem!
Um programador resolve da melhor forma possível, enxergando na frente, o outro faz apenas para se ver livre, e entregar logo. O erro aqui, é que depois aquele monstrinho volta, e nem sempre podemos ou temos tempo de refazer ou corrigir. E quando surgem as cabeças dos nossos monstros. Duas, Três, Sete… a tendência é piorar. Começou errado, por preguiça, falta de conhecimento, mal planejamento, ego…
Um CQP, acha que sabe tudo, ou não se importa de não saber, e nem tenta. Um VP, tenta saber, sempre busca melhorar, aceita analisando as críticas recebidas, e gosta do que faz. Fazer bem feito lhe deixa feliz, o contrário lhe incomoda.
O melhor programador não é aquele que complica mais. Códigos de linguagens alto nível, devem ser escritos por humanos e para humanos. As máquinas entendem, tanto códigos bem escritos, quanto códigos ruins, mas e você no futuro? E o outro programador?
Acho que todos nós já demos continuidade no trabalho de alguém. Já vimos scripts porcos, e outros bem feitos. Quando alguém pegar um trabalho nosso, vamos tentar ser aquele que não será xingado, e nem fez o outro programador perder horas e horas, entendendo as loucuras que fizemos.
Se faça essa pergunta. O que você é? Qual dos dois?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger